26/04/2019

LEANDRO KARNAL CRITICA BOLSONARO ,PELO ATAQUE ÀS UNIVERSIDADES

Leandro Karnal diz que Bolsonaro faz política clara de distração.


O filósofo Leandro Karnal, ficou incomodado com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia .

Em seu facebook,Karnal escreveu o seguinte texto:

"As manifestações do governo sobre Filosofia e Sociologia deixam margem a muitas dúvidas. Tento pensar com clareza. Primeiro vou ao que não compreendi:

a) “descentralizar investimentos” significa exatamente o quê? Retirar a verba federal?
b) O texto cita nominalmente: Filosofia e Sociologia (as ditas humanas). Serão mantidas todas as verbas de Antropologia, História, Relações Internacionais etc. São “humanas” também. Serão extintas?


c) Respeitar o dinheiro dos pagadores de impostos é ensinar “para os jovens a leitura, escrita e fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa”, assim dizia o texto. A área de humanas não ensina sobre leitura e escrita? A área de humanas não gera renda para a pessoa? Eu trabalho com ela e dela vivo há quase 40 anos. Conheço milhares de pessoas que vivem da área de humanas.

d) Por fim, só para começar o debate, ao formar outras funções muito dignas e importantes (como veterinário, engenheiro ou médico) eu lanço no mercado alguém que vai ganhar dinheiro para si com sua formação. Colaborar para isto seria respeitar o dinheiro público? A função pública poderia ser medida por quanto de renda um indivíduo consegue? O contribuinte ganha mais se houver mais engenheiros privados cobrando ou veterinários em clínicas particulares? Qual o objetivo da educação pública? Reforçar o mercado?


e) Suspeito que a média de um factoide por dia tenha função política clara de distração. As questões centrais não são respondidas e somos levados a crer que o problema esteja nos cursos de humanas (os mais baratos da Universidade Pública) e não no sistema político ou no desemprego. Onde está o problema de verdade?

f) A médio e longo prazo, quem faria mais falta, bons professores ou o MEC?

Falta discutir a noção de ensino, utilidade e função do Estado. Isso implica outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário