16/04/2019

Neurônios emocionais encontrados em ratos

Fonte : Netherlands Institute for Neuroscience - KNAW

Pesquisadores descobriram que o cérebro de rato ativa as mesmas células quando elas observam a dor dos outros, como quando sentem a dor por si mesmas. Além disso, sem atividade desses "neurônios-espelho", os animais não compartilham mais a dor dos outros. Encontrar a base neural para compartilhar as emoções dos outros é um passo excitante para entender a empatia.

Por que é que podemos ficar tristes quando vemos alguém chorando? Por que é que estremecemos quando um amigo corta o dedo? Pesquisadores do Instituto Holandês de Neurociências descobriram que o cérebro de rato ativa as mesmas células quando elas observam a dor dos outros como quando sentem a própria dor. Além disso, sem atividade desses "neurônios-espelho", os animais não compartilham mais a dor dos outros. Como muitos distúrbios psiquiátricos são caracterizados por uma falta de empatia, encontrar a base neural para compartilhar as emoções dos outros e ser capaz de modificar o quanto um animal compartilha as emoções dos outros é um passo estimulante para entender a empatia e esses distúrbios. Os resultados serão publicados na revista Current Biology em 11 de abril.

Estudos de neuro imagem humana mostraram que quando sentimos a dor, ativamos uma região do cérebro chamada "córtex cingulado". Quando vemos alguém com dor, reativamos a mesma região.

Com base nisso, os pesquisadores formularam duas especulações: (a) o córtex cingulado contém neurônios-espelho, ou seja, neurônios que desencadeiam nosso próprio sentimento de dor e são reativados quando vemos a dor dos outros e (b) essa é a razão porque nós estremecemos e sentimos dor ao ver a dor dos outros. Essa teoria da empatia intuitivamente plausível, no entanto, permaneceu não testada, porque não é possível registrar a atividade de células cerebrais individuais em humanos. Além disso, não é possível modular a atividade cerebral no córtex cingulado humano para determinar se esta região do cérebro é responsável pela empatia.

Rato compartilha emoções de outros

Pela primeira vez, pesquisadores do Netherlands Institute for Neuroscience puderam testar a teoria da empatia em ratos. Eles tinham ratos observando outros ratos recebendo um estímulo desagradável (choque leve) e medindo o que acontecia com o cérebro e o comportamento do rato observador. Quando os ratos estão com medo, sua reação natural é congelar para evitar ser detectado por predadores. Os pesquisadores descobriram que o rato também congelou quando observou outro rato exposto a uma situação desagradável.

Esse achado sugere que o rato observador compartilhou a emoção do outro rato. Registros correspondentes do córtex cingulado, a mesma região que supostamente sustentava a empatia em humanos, mostraram que os ratos observadores ativaram os próprios neurônios no córtex cingulado que também se tornaram ativos quando o próprio rato experimentou a dor em um experimento separado. Posteriormente, os pesquisadores suprimiram a atividade das células no córtex cingulado através da injeção de uma droga. Eles descobriram que os ratos observadores não congelavam sem atividade nessa região do cérebro.

Mesma região em ratos e humanos

Este estudo mostra que o cérebro nos faz compartilhar a dor dos outros, ativando as mesmas células que acionam nossa própria dor. Até agora, isso nunca havia sido mostrado para emoções - os chamados neurônios-espelho só haviam sido encontrados no sistema motor. Além disso, essa forma de empatia dolorosa pode ser suprimida pela modificação da atividade no córtex cingulado.

"O que é mais surpreendente", diz o professor Christian Keysers, o principal autor do estudo, "é que tudo isso acontece exatamente na mesma região do cérebro de ratos do que em humanos. Nós já descobrimos em humanos que a atividade cerebral do o córtex cingulado aumenta quando observamos a dor dos outros, a menos que estejamos falando de criminosos psicopatas, que mostram uma redução notável dessa atividade ". O estudo, assim, lança alguma luz sobre esses misteriosos distúrbios psicopatológicos. "Também nos mostra que a empatia, a capacidade de sentir as emoções dos outros está profundamente enraizada em nossa evolução. Compartilhamos os mecanismos fundamentais de empatia com animais como ratos. Os ratos, até agora, nem sempre desfrutaram da mais alta reputação moral. da próxima vez, você é tentado a chamar alguém de "um rato", pode ser considerado um elogio ... "