23/05/2019

Tênis cinza ou rosa? Teste de cor volta a fritar a Internet

Você enxerga este tênis cinza com verde ou rosa? Ciência explica

A imagem já havia causado polêmica em outubro de 2017. Agora, uma ilustração das funções dos hemisférios do cérebro humano (esquerdo e direito) circula entre os internautas na tentativa de explicar o porquê de algumas pessoas verem cores diferentes, mas nada está comprovado. Teve gente até relacionado a visão com política.

Alguns usuários do Twitter afirmam ver o tênis cinza e verde, mas, depois que descobrem a outra cor, voltam para a imagem e o objeto está rosa.


Desta vez, o desafio do tênis vem acompanhado de uma informação a mais, sobre o suposto motivo para que as pessoas vejam cores diferentes na mesma foto. De acordo com a mensagem que circula nas redes sociais, a razão seria o lado predominante do cérebro de cada um.

Enquanto algumas pessoas identificam as cores do calçado como rosa e branco, outras garantem enxergar cinza e verde. Mas, antes de qualquer discussão, é importante ressaltar que não existe nenhum problema com a visão de ninguém.

Isso é o que garante a neurologista Célia Roesler ao EVA. No entanto, se engana quem pensa que o teste indica dominância do lado esquerdo ou lado direito do cérebro, como na figura abaixo compartilhada junto com o desafio do tênis (abaixo).

. “Não tem nada a ver com o cérebro, mas com a retina dos olhos. Tudo depende da luz do ambiente de onde a imagem está e como o sistema visual capta a luz. A foto original é branco e rosa, e sem flash. Se você ficar um tempo prestando atenção e analisando, inclusive na cor da mão que segura o tênis, vai enxergar a imagem real”, diz a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário