Facebook derruba rede de fake news ligada ao PSL e à família Bolsonaro
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro. Segundo a empresa, essas contas estavam envolvidas com a criação de perfis falsos e com "comportamento inautêntico" — quando um grupo de páginas e pessoas atuam em conjunto para enganar outros usuários sobre quem são e o que estão fazendo.
Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram
-Foram apagadas 35 contas, 14 páginas e 1 Grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram;
-Cerca de 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessas páginas no Facebook;
-Em torno de 917 mil seguiam contas do grupo no Instagram;
-O grupo removido reunia cerca de 350 pessoas;
-Foram gastos US$ 1,5 mil em anúncios por essas páginas, pagos em real.
URGENTE! A rede de fake news e discursos de ódio está sendo desmascarada! O Facebook derrubou contas ligadas aos gabinetes de Jair Bolsonaro, Flávio e Eduardo. Saíram do ar 88 contas, páginas e grupos que atingiam 2 milhões de pessoas. Quem financia essa rede de mentiras?— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 8, 2020
No material postado estavam conteúdos relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, empresas de mídia e jornalistas, além de material relacionado ao coronavírus. Segundo a rede social, parte do conteúdo dessa rede já havia sido removido da plataforma por violar os padrões de comunidade. Entre as violações estavam conteúdo de discurso de ódio. Os detalhes de toda a operação brasileira foram postados no site do Atlantic Council’s Digital Forensic Research Lab, instuição que realize análise independente de remoções do Facebook por comportamento inautêntico coordenado.